quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

IndigNação

O começo do ano é, sem dúvida, a época que me deixa mais revoltado...

Acabei de olhar para minha mesa e me dar conta de que sou mesmo um otário. Não se assustem, até porque, a maioria de vocês, que está lendo isso, também é!

Calma! Eu explico...

É que costumo agendar todos meus pagamentos pelo internet banking e quando comecei a organizar a minha habitual pilha de boletos, percebi que ela estava mais "gordinha" dessa vez (como se já não fosse obesa o suficiente... rs). Junto aos costumeiros cartões de crédito, Unimed, internet de casa, internet 3G, celulares,  tel fixo, TV por assinatura e etc., estavam sorrateiramente infiltrados indesejáveis visitantes... Eles vêm uma vez por ano, mas são de amargar!

Estou falando de IPVA, IPTU, Conselho de Classe, Contribuição Sindical, renovação de Alvarás e outros... É muito imposto!!! Esse soco na boca do estômago vem uma vez por ano, mas não dá pra esquecer dos outros que nos são subtraídos durante os 365 dias. Em tudo que se faz, usa, compra ou vende, uma lasca é abocanhada por impostos.

Como não pretendo infartar escrevendo esse texto, nem vou citar o imposto de renda que ROUBA 27,5% de tudo que ganho TRABALHANDO!!! É mais de um quarto do meu trabalho jogado no ralo!!! (palpitações...)

Acho que devemos sim contribuir para o funcionamento do país, mas desde que ele funcione!! Teoricamente, essa grana deveria ser revertida para infra-estrutura, segurança, saúde, educação, habitação, cultura e por aí vai...

Mas não é isso que acontece!

Pago IPVA, mas as estradas e ruas são um lixo! Pago essa caralhada de impostos mas ainda assim, preciso pagar um seguro para os carros porque ou as péssimas condições das estradas vão facilitar um acidente ou porque o estado, na forma das polícias, não me garante a segurança necessária para evitar que sejam roubados. Mesmo contribuindo tanto com o país, me vejo obrigado a pagar um plano de saúde, porque o SUS é um Deus nos acuda! Minha educação foi toda feita em instituições particulares, porque, como sabemos, o ensino público é deficitário em quase todos os aspectos. Resumindo, precisamos custear novamente tudo o que teoricamente deveria ser fornecido pelo estado.

Enfim... Pagamos esse tanto e o que recebemos como retorno disso?
Corrupção, nepotismo, violência...


O pior de tudo é não ver solução para o problema. Não adianta nem pensar em anarquizar e dar o calote no fisco... A não ser que pretenda ter seu carro guinchado ou seu CPF bloqueado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário